Livro de resumos do Congresso

Livro de resumos do Congresso

Já se encontra disponível o livro de resumos do congresso.

Disponibilizamos em formato ebook e PDF o Livro do Congresso, com todos os resumos das comunicações que serão apresentadas durante os cinco dias de duração deste evento científico, bem como com as resenhas biográficas dos comunicantes.

 

Governo Sombra

Governo Sombra

O programa de televisão da TVI24 «Governo Sombra» será transmitido em direto da Sertã, no próximo dia 25 de maio. read more…

2017 | A Anatomia do Presente e a Política do Futuro: Portugal a Europa e a Globalização

2017 | A Anatomia do Presente e a Política do Futuro: Portugal a Europa e a Globalização

Padre Manuel Antunes, sj

Com organização e Introdução de José Eduardo Franco, Prefácio de José Farinha Nunes e Posfácio de António J. Trigueiros

Lisboa: Bertrand Editora, 2017

 

Do Prefácio de José Farinha Nunes:

“No tempo de grave incerteza em que vivemos, os textos de Manuel Antunes sobre Portugal, a Europa e a globalização constituem um excelente guia de reflexão para nos ajudar a compreender os grandes problemas e desafios que se nos apresentam na perigosa segunda década do século XXI que atravessamos.”

 

Da Introdução de José Eduardo Franco:

“Nos auspiciosos e utópicos anos 60 e 70 do século XX, Manuel Antunes emergiu como um intelectual da cidade e do mundo com um pensamento político e social inovador, prospetivo. Antunes era um hermeneuta fino do presente e um pensador político do futuro.

[…]

Neste quadro de transição política e de revolução de mentalidades, Manuel Antunes produziu um conjunto importante de reflexões, dispersas em artigos e em livros, sobre a situação política de Portugal na conjuntura europeia e mundial. Elencou problemas, analisou propostas e projetos reformistas, propôs soluções – mas, acima de tudo, apontou caminhos teóricos, hierarquizou valores e sugeriu orientações.

[…]

O P.e Manuel Antunes desenvolveu uma vasta reflexão multidisciplinar, desde a área dos estudos clássicos à das relações internacionais. No conjunto dos textos de análise dos modelos de relações internacionais, os países europeus e a questão europeia propriamente dita, posta em torno dos seus diferentes blocos e do projeto de construção da Comunidade Económica, que entretanto começava a ganhar dimensão, são temas a que Manuel Antunes dá especial atenção, e sobre os quais traça perspetivas e emite pareceres.

[…]

O que se torna patente e extraordinário nas análises perspicazes de Manuel Antunes é a sua capacidade de antecipar desfechos possíveis para problemas e de determinar derivas no quadro das relações internacionais e do significado futuro dos dinamismos internos dos diferentes países analisados. O caso mais notável desta capacidade de análise prospetiva foi a sua previsão, na década de 70, da desagregação da URSS como bloco político ainda antes do ano 2000.”

 

 

Do Posfácio de António J. Trigueiros:

“No dia 10 de junho de 1983, o P.e Manuel Antunes foi agraciado com a Comenda da Ordem Militar de S. Tiago de Espada, pelo serviço em prol da cultura e do ensino universitário. Por motivo de doença não pôde estar presente na cerimónia solene, mas o Presidente da República, o general Ramalho Eanes, fez-lhe saber que fazia questão em lhe colocar as insígnias pessoalmente, logo que a saúde permitisse a deslocação do P.e Antunes ao palácio de Belém. O seu precário estado de saúde não lhe permitiria, porém, deslocar-se a Belém; por isso, o Presidente da República dignou-se ir pessoalmente entregra-lhe as insígnias à residência da Brotéria. Assim, o último retrato que conhecemos do P.e Manuel Antunes foi tirado durante esse mês de junho na sala de leitura da biblioteca da Casa de Escritores da revista Brotéria, entre os retratos a óleo de antigos Jesuítas, onde podemos ver o homenageado, de aspeto frágil e debilitado, com o seu ar humilde e discreto, a receber o colar da Ordem de S. Tiago das mãos do general Ramalho Eanes.”