Realizou-se, no passado dia 24 de setembro a sessão especial Assinalar os 100 Anos do Nascimento do Padre Manuel Antunes, na Biblioteca Nacional de Portugal.

Convidaram para este evento a Comissão Organizadora do Centenário Antunesiano, a Biblioteca Nacional de Portugal, a Câmara Municipal da Sertã e a Gradiva Editora, entidades que promoveram esta efeméride em torno do seguinte programa:

17h30 | Visita guiada à Exposição Itinerante Padre Manuel Antunes, sj: Um Pedagogo da Democracia – 1918-1985, pelo Professor Doutor Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente da Comissão Científica do Centenário.

18h00 | Lançamentos dos livros:

  • Compreender o Mundo e Atualizar a Igreja:Grandes Textos do Padre Manuel Antunes, sj, publicado pela Gradiva. A apresentação da obra esteve a cargo do Professor Doutor José Pedro Serra, Diretor da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;
  • Manuel: O Menino com Asas de Livros, livro infanto-juvenil da autoria de Joana Lopes, com ilustrações de Mafalda Milhões, publicado pela Câmara Municipal da Sertã. A apresentação da obra esteve a cargo da Dr.ª Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura.

A presente sessão contou ainda com a apresentação do Programa do Congresso Internacional Repensar Portugal, a Europa e a Globalização: 100 Anos Padre Manuel Antunes, sj, pelo Professor Doutor Guilherme d’Oliveira Martins.

Locais: Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal (Lançamentos) e Piso 0 da Biblioteca Nacional de Portugal (Exposição).

Registo fotográfico da sessão